HISTÓRIA

O Infantário da Escola Preparatória de Vila Nova de Famalicão é uma instituição Privada de Solidariedade Social – IPSS, sediada na Rua Padre António José Carvalho Guimarães, com entrada principal na Avenida de França, n.º794.
1972 – Nasce um espaço na Escola Comercial e Industrial (em cujas instalações funcionava a Escola Preparatória), pela mão do Diretor,  Escultor Cunha Monteiro, e com a solidariedade dos professores e funcionários para dar resposta à necessidade dos trabalhadores da Escola que não tinham onde deixar os filhos de tenra idade, enquanto trabalhavam.
1974/75 – A Escola Preparatória de V.N. de Famalicão passou a ter instalações próprias (pré-fabricados de madeira), tendo o Conselho Diretivo disponibilizado duas salas para o Infantário que continuou a funcionar agora com verbas próprias.
1980 – O Despacho nº 170/80, de maio de 1980, visava regularizar infantários que funcionavam dentro das escolas, definindo uma política de apoio financeiro, com caráter experimental.
1983 – Em 17 de agosto, por escritura, os sócios fundadores do infantário constituem a Associação “O Infantário da Escola Preparatória de V.N. de Famalicão. No ano de 1987/88, a Escola Preparatória é instalada em edifícios definitivos.
O Conselho Diretivo e a Direção do Infantário sensibilizaram o ME para que não demolissem a casa agrícola existente nos terrenos.
O Infantário, desde essa data, passou a funcionar com  financiamento dos Serviços Sociais do Ministério da Educação, servindo professores, funcionários e mais elementos da comunidade escolar do Concelho de Vila Nova de Famalicão.
2003 – Em 9 de julho é feito o registo da Instituição como IPSS. Ao solicitar  o Acordo de Cooperação junto dos serviços da Segurança Social somos confrontados com as exigências da lei em vigor, o que implicava reconstruir e ampliar os espaços existentes.
2006 – Iniciou-se o Projeto de Arquitetura, com o parecer positivo da Direção Regional de Educação do Norte, aprovado pelos serviços competentes da Câmara Municipal.
2007 – Concorremos o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais PARES II, ao abrigo do despacho 944/2007, que cobriu uma percentagem do custo da obra referente à creche.                    2010 -Iniciou-se o ano letivo nas novas instalações, que foram  inauguradas por suas Ex. cias o Secretario de Estado da Segurança Social e o Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão.                          Passamos a   ter capacidade para 33 utentes na valência creche e 75 na valência pré-escolar, com acordo de cooperação para todos os utentes da creche e para 54 no pré-escolar.
2014- Registamos a marca  “Júlio Brandão Infantário” com o novo logotipo.
.