SALA VERDE

Áreas de conteúdo Objetivos Atividades/estratégias Recursos Avaliação
Conhecimento do Mundo -Nomear e identificar a nova estação do ano

-Identificação das alterações que se produzem na paisagem e no clima por causa da nova estação;

– Sensibilizar as crianças para a importância da árvore

-Despertar o interesse pelas mudanças da natureza

-Despertar a curiosidade, pensamento reflexivo, resolução de problemas

Dia do Pai – Dia 19 de Mar.

-Elaboração de um presente para o pai

– Atividade coletiva filhos/ pais

-Introdução de uma nova estação do ano – A Primavera

-Diálogo sobre o tema

-Decoração da sala com motivos de primavera

-Dia da árvore – Dia 21 de Mar.

-Elaboração de um placard coletivo sobre o tema
– Celebrar o dia da poesia com a árvore das letras

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:

– Material de
desgaste;
– Material de
desperdício;
– Material lúdico-
didático;

-Tintas
– Material de áudio;
– Livros

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Formação pessoal e social -Criar hábitos de respeito e partilha através da história;

-Favorecer a autonomia da criança e do grupo assente na aquisição do saber – fazer

-Progredir na independência das refeições

-Participar na higiene do seu corpo

-Ser capaz de aceitar e seguir regras de convivência e de vida social

-Planear o que quer     fazer ,atividades e áreas onde trabalhar

-Leitura/reconto de histórias

-Comerem a refeição com faca e garfo

-Conversas na manta

-Sentar-se corretamente na cadeira

– Lavar as mãos antes/depois das refeições

– Lavar as mãos depois de ir ao WC

-Arrumar/limpar espontaneamente o material/equipamento que utiliza

-Esperar a sua vez para falar ou participa

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:

– Material e equipamento da sala
– Material de
desperdício;
– Material lúdico-
didático;

– Talheres

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação motora -Desenvolver a coordenação óculo-manual

-Desenvolver a coordenação manipulativa de ambas as mãos

-Ductilidade do corpo: movimentos criativos

-Desenvolver a motricidade fina e grossa

-Diversificar formas de utilizar e de sentir o corpo

-Aula de educação física (segunda-feira)

– Jogos de expressão motora

– Exploração de jogos de enfiamentos, de picos, de encaixe e de jogos de associação

– Jogos de movimento e equilíbrio

-Dança

-Atividades de expressão plástica

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:

– Jogos de encaixe, picos e associação
– Material de
desperdício;
– Material lúdico-
didático;
– Material de áudio;

-Nível de participação nas atividades realizadas

-Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação dramática – Utilizar os recursos expressivos do corpo para participação em jogos cénicos

-Desenvolver comportamentos de colaboração e cooperação

-Encenar jogos

-Expressar sentimentos

– celebrar o dia mundial do teatro

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:

– Material de
desgaste;
– Material da área da casa

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação plástica -Alcançar uma progressiva habilidade e agilidade manual

– Desenvolver a criatividade

-Desenvolver o sentido estético e o sentido do tato

– Explorar e descobrir diferentes materiais

– Manipular diversos materiais

técnicas, modelagem, colagem, pintura…

-Rasgagem

-Desenho com lápis de cera e lápis de cor

-Modelagem com plasticina

-Carimbagem

-Recorte

– Elaboração da prenda para o dia do Pai

– Decoração da sala com motivos de primavera

– Trabalhos no livro

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:
– Material de
desperdício;
– Material lúdico-
didático;
– Material de áudio;
– Livros.

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação musical -Aquisição de novo vocabulário

-Movimentar o corpo imitando o adulto

– Exploração de instrumentos musicais

– Acompanhar canções com gestos

-Sensibilizar a criança para a música desenvolvendo a capacidade- auditiva;

-Repetir sons, ritmos, ruídos ouvidos anteriormente

-Aulas de Educação Musical (terça-feira)

-Dançar ao som da música

– Exploração de instrumentos musicais

– Cantar canções

-Dançar ao som de ritmos diferentes

-Sons do meio e onomatopeias de animais

-Canção a floresta

-Cantar canções da Primavera

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:

– Material de
desgaste;
– Material lúdico-
didático;
– Material de áudio;

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação linguagem oral e abordagem a escrita – Interpretar imagens

– Expressar verbalmente emoções

– Estimular o desenvolvimento da capacidade de atenção, memorização e adquirir vocabulário mais diversificado

-Compreender as mensagens e as intenções comunicadas por outras crianças ou adultos, valorizando a linguagem oral como meio de relação com os outros

-Diálogos em roda

– Exprimir verbalmente ideias, vivências e sentimentos

-Realizar consulta em livros e revistas

– Diálogos de grupo entre os pares e o adulto

– Leitura de histórias

-Memorizar lengalengas, rimas, poesias, trava línguas e adivinhas

– Canções

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:
– Material lúdico-
didático;
– Material de áudio;
– Livros.

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos objectivos

Expressão e comunicação domínio da matemática -Apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico matemático-

-Desenvolver a capacidade percetiva das dimensões dos objetos

-Desenvolver a motricidade fina

-Desenvolver a socialização

-Desenvolver a capacidade de atenção e memorização

– Identificar e nomear o numero 1

-Associar o numero a quantidade

-Efetuar contagens e calculo mental

-Identificar e nomear o circulo

-Realizar jogos de associação

-Realização de jogos de picos

-Jogos de encaixe

-Jogos de grupo

-Realização de construções com legos

-Agrupar objetos segundo uma cor

-Utilização do livro escolar

-Nomear objetos e imagens

-Adquirir noções de espaço: em cima/em baixo

-Iniciação a matemática- sentido do numero 1

-Executar o grafismo do numero 1

-Iniciação a matemática- Geometria- circulo

-Executar o grafismo do circulo

Humanos:

Crianças;

Educadora;

Auxiliares de

Educação

Materiais:
– Material lúdico-
didático;
– Material de áudio;
– Livros

-Nível de participação nas atividades realizadas

– Adequação dos ob